
Portugal em 4ª lugar em número de casos
O Reino Unido é o país europeu que revela os números mais preocupantes.
O Dia Mundial da Luta Contra a Sida assinala-se hoje, com Portugal a manter-se entre os países com uma das taxas de novas infecções mais elevadas da Europa Ocidental, de 25.671 casos acumulados até 15 de Novembro.
Os últimos números da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS) colidem com as estimativas do Programa das Nações Unidas para o combate ao VIH/Sida (ONU/Sida), que estima entre 30 mil a 40 mil o número total de portugueses infectados pelo vírus.A insuficiente notificação das novas infecções e a ausência de um levantamento epidemiológico da doença têm contribuído para que a verdadeira dimensão da infecção por VIH em Portugal seja desconhecida, pelo que o Ministério da Saúde decidiu avançar com um estudo a nível nacional.
O estudo deverá arrancar no primeiro trimestre do próximo ano e analisar, através de uma amostra representativa da população, a prevalência da infecção por VIH e de outras doenças sexualmente transmissíveis, bem como os comportamentos dos portugueses em matéria de prevenção.Entre as várias iniciativas que hoje assinalam o Dia Mundial de Luta Contra a Sida contam-se a inauguração da nova sede, em Lisboa, da associação de apoio aos doentes com VIH/Sida Abraço, pelo Presidente da República, e um leilão de 50 obras oferecidas por artistas plásticos à CNLCS.
No Porto vai decorrer também um leilão de obras doadas por artistas plásticos, a favor da Fundação Filus e da Liga Portuguesa de Profilaxia Social.
Sida mata quatro pessoas por minuto no Mundo
EPA Campanha no Peru alerta para o uso do preservativo
“Stop à Sida. Garantamos as nossas promessas” é o mote para o Dia Mundial de Luta Contra a Sida que este ano dá realce a uma necessidade de liderança. “Faço um chamamento para renovar a liderança que erradique a estigmatização do VIH”, afirmou o secretário-geral da ONU.

Sem comentários:
Enviar um comentário